sábado, 30 de abril de 2011

A não perder !

QUANDO A MATEMÁTICA SE ATREVE PELA ARTE, E QUANDO A ARTE SE METE COM A CIÊNCIA


Oradores: João Cutileiro e Nuno Crato

Moderadora: Ana Sousa Dias

Local: Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, 14 de Maio, 17h 



Numa conversa livre, o conhecido escultor João Cutileiro e o matemático e divulgador científico Nuno Crato abordam as diferenças e pontos de contacto entre a perspectiva artística e a científica, referindo usos da matemática na arte e a perspectiva estética do trabalho matemático.
 
João Cutileiro é um escultor e ceramista português, cujo trabalho artístico é reconhecido aquém e além fronteiras. Nascido em Lisboa, em 1937, fez os seus estudos na Escola Superior de Belas Artes, em Lisboa, e na Slade School of Art, em Londres. O mármore é o seu material de eleição e o corpo feminino a sua principal inspiração, sendo a justaposição de peças um elemento que também caracteriza a sua obra. São famosas as suas esculturas de nus femininos e outras obras modernas de arte pública, em que se destaca a polémica estátua de D. Sebastião (1973), em Lagos, que rompeu com os cânones artísticos tradicionais, e o Monumento ao 25 de Abril (1999), no Parque Eduardo VII, em Lisboa. Ao longo da sua carreira recebeu numerosos prémios e menções honrosas e expôs as suas obras nos quatro cantos do mundo: da Alemanha a Nova Iorque, de S. Paulo a Macau, sem nunca esquecer o país natal. A paixão pelas suas origens alentejanas levou-o a mudar-se para Évora em 1985, onde tem expostas muitas das suas obras.
 
Nuno Crato é professor catedrático de Matemática e Estatística no  Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa, e pró-reitor para a Cultura Científica da Universidade Técnica de Lisboa. Recentemente foi nomeado CEO do Taguspark, o maior parque de Ciência e Tecnologia do país. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) de 2004 a 2010 e é presidente da Assembleia Geral do Centro Internacional de Matemática (CIM).

Doutorou-se em Matemática Aplicada nos Estados Unidos e trabalhou depois nesse país muitos anos, como investigador e professor universitário. O seu trabalho de investigação incide sobre processos estocásticos e séries temporais com aplicações várias, nomeadamente computacionais e financeiras. Em paralelo com o seu trabalho académico, tem-se empenhado na divulgação científica e preocupado com a educação em Portugal. O seu trabalho de popularização da matemática tem sido traduzido e publicado em diversas línguas, nomeadamente em Inglês pela Springer.

A Comissão Europeia galardoou-o em 2008 com um European Science Award, ficando em segundo lugar na categoria de Science Communicator of the Year.

Em 10 de Junho de 2008 foi agraciado com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.


 http://cadernosdematematica.blogspot.com/

Mathmaticious. The Lyrics.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A melhor profissão do mundo

Por Nuno Crato
MUITOS CIENTISTAS CONFESSAM, meio em segredo, que gostam tanto da sua profissão que pagariam para fazer aquilo para que estão a ser pagos.
Claro que se trata de um exagero retórico. Poucos poderiam ter uma actividade científica a tempo inteiro se não fossem remunerados. Já passaram os tempos em que os aristocratas faziam alguma ciência como passatempo. A ciência é hoje uma profissão. E uma boa profissão..

Nos Estados Unidos, pelo menos, as carreiras científicas estão muito bem cotadas. Segundo um estudo divulgado em 2009 pela CareerCast.com, uma organização de empregos, as carreiras científicas são as melhores. Exactamente: as melhores.

.Todo o estudo contraria o desdém pelo estudo e qualificação humana que muitas vezes surge, irreflectidamente, em comentários públicos de pessoas responsáveis. É preciso dizer aos jovens que estudar é um investimento valioso no futuro. É preciso dizê-lo e repeti-lo. A qualificação técnica e humana traduz-se em várias vantagens profissionais. Não é só a remuneração. É a qualidade de emprego, a qualidade de vida e a riqueza cultural..

O estudo agora divulgado conduz a um «ranking», com todas as simplificações que uma listagem ordenada desse tipo traz, mas também com toda a informação comparativa que dele se pode extrair. Incorpora 200 tipos de empregos e classifica-os com base em cinco critérios fundamentais: ambiente de trabalho, remuneração, perspectivas futuras, exigências físicas e desgaste emocional..

Os critérios procuram ser objectivos. Ao classificar o ambiente de trabalho consideram-se aspectos como as necessidades de posturas incómodas, as possíveis condições tóxicas ou o confinamento em locais exíguos. Ao falar da remuneração considera-se o vencimento e as diversas regalias adicionais. Ao falar das perspectivas futuras consideram-se os riscos de desemprego, a evolução do salário e as hipóteses de promoção..Ao abordar o quarto critério, o da exigência física, entra-se num domínio muito caro aos físicos, que têm ajudado os estatísticos oficiais a elaborar medidas sofisticadas. As profissões são aqui ponderadas com várias medidas, incluindo os pesos que têm de ser levantados, o estilo de movimentos (ajoelhar-se, curvar-se, etc) e o trabalho efectuado (no sentido mecânico)..Finalmente, o estudo entrou em conta com o desgaste emocional das diversas profissões. Considerou efeitos tais como a competitividade, os riscos e a pressão para resposta..

Ponderando todos estes factores, a profissão pior colocada (lugar 200) foi a de lenhador, que tem riscos físicos enormes e uma remuneração média reduzida, de menos de 32 mil dólares por ano. No fundo da escala ficaram ainda condutores de taxi (198), pescadores (197), colectores do lixo (195) e bombeiros (182). No topo ficaram os meteorologistas (15), físicos (13), contabilistas (10), analistas de sistemas (6) e engenheiros (5) informáticos. Logo depois aparecem os biólogos (4). Acima destes vem a grande surpresa: os matemáticos!

As três profissões mais bem colocadas foram as de estatístico (3), ou seja, especialista na matemática da inferência e do tratamento de dados, actuário (2), ou seja, especialista em cálculos matemáticos do risco de seguros e de investimentos, e, finalmente, o propriamente dito, matemático (1).



 

Disse Einstein :

Do seno até aos ovos de Páscoa ...

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Séries de Potências

Desenvolvimento de algumas funções em séries de potências de x




All Together

A Designer Alda Tomás nasceu a 13 de Maio de 1970.
Licenciou-se em Design de Equipamento, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Simultaneamente frequentou o curso de Piano do Conservatório Nacional de Lisboa.
A MGlass foi a entidade que lançou os seus primeiros trabalhos.
Actualmente dedica-se principalmente à porcelana, integrando o Gabinete de Design da SPAL, Sociedade de Porcelanas de Alcobaça.

Em Fevereiro de 2009, a SPAL lançou na Feira do Ambiente, em Frankfurt, uma nova linha de louça de mesa desenhada por Alda Tomás.


Sobre ela diz a designer:
" A colecção All Together é um lição de Matemática!
 Na sua base conceptual está o desenvolvimento de tesselations ou tilings - figuras geométricas que possibilitam que uma superfície plana seja coberta pela repetição de uma mesma figura, sem se sobreporem e sem deixarem espaços vazios entre eles.
Esta linha, composta de cinco peças diferentes, traz infinitas possibilidades para a mesa; sobrepõe à disposição clássica a funcionalidade."

sábado, 2 de abril de 2011

What Pi sounds like

No passado dia 14 de Março celebrou-se o dia do

p = 3,14159 26535 89793 23846 26433 83279 50288 41971 69399 3751 ....

Este é o seu som !