sexta-feira, 4 de março de 2011

Cubo Mágico

ou cubo de Rubik

O Cubo de Rubik, também conhecido por Cubo Mágico, é um quebra-cabeças inventado pelo húngaro Ernõ Rubik em 1974.
No ano em que foi inventado, o próprio Ernõ Rubik demorou um mês para o resolver pela primeira vez.
É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas.
O invento descende de um protótipo 2x2x2 criado por Larry Nichols em Março de 1970
O primeiro protótipo da versão final foi fabricado em 1974 quando Rubik era professor do Departamento de Desenho de Interiores da Academia de Artes e Trabalhos Manuais Aplicados de Budapeste.
A sua intenção era criar uma peça que fosse perfeita no que se refere à geometria para ajudar a ilustrar o conceito de terceira dimensão aos seus alunos de arquitectura.
A primeira peça que realizou foi em madeira. Pintou os seus seis lados com seis cores distintas, para que, quando alguém girasse as faces do cubo, tivesse uma melhor visualização dos movimentos realizados.
Existem 43 252 003 274 489 856 000 aspectos possíveis no cubo de Rubik, o que significa que, se alguém tentasse experimentá-los todos, a uma velocidade de um movimento por segundo, demoraria 1400 triliões de anos a conseguir esse feito, isto supondo que nunca se repeteriría a mesma combinação.

O cubo de Rubiké um teste básico para problemas de busca e enumeração." Quem o diz é  Gene Cooperman .
Procura e  enumeração é uma área de grande interesse e actualidade na investigação matemática e computacional, abrangendo muitos investigadores que, trabalhando em diferentes áreas - da inteligência artificial até  às operações -  comparam os seus métodos e tiram conclusões relativamente a um problema único e bem conhecido.
Utilizando a teoria dos grupos, Gene Cooperman e Daniel Kunkle testaram não apenas movimentos individuais, mas também grupos de movimentos, de forma a optimizar a solução.
Foram 100 milhões de movimentos por segundo, até chegar ao resultado final.
Em 1997, o professor de ciência da computação Richard Korf afirmou que a solução óptima para o cubo de Rubik é de 18 movimentos. Até então, o melhor método, chamado de método Fridrich, elaborado por Jessica Fridrich, possibilitava a resolução do cubo em menos de 30 segundos.


Um algoritmo que conseguiga resolver qualquer cubo de Rubik no menor número de movimentos possíveis é designado por "Algoritmo de Deus". É assim denominado porque, supostamente, seria necessário ter sabedoria de um ser superior para realizar tal proeza.
Em 2005, o menor número de movimentos para resolver o cubo era de 28. Em 2007, passou a 26. Em 2010, foi provado que o número exacto é 20.
Para chegar a esse cálculo, alguns matemáticos, um engenheiro da Google e um programador dividiram o problema em 2 217 093 120 partes. A partir daí, os investigadores usaram as infra-estruturas da companhia americana para processar os dados, chegando a essa conclusão.
Haverá ainda espaço para melhorias nos cálculos ? O futuro assim o dirá …

Sem comentários: