domingo, 27 de fevereiro de 2011

Nadir Afonso

A Emoção da Geometria

Nadir Afonso nasceu em Chaves em 1920.
Aos 90 anos, é aínda hoje dono de uma sabedoria incomparável. Este génio das artes plásticas continua a produzir com uma força anímica indescritível, porque a Arte é para ele o oxigénio que respira e a fonte de luz que lhe dá energia para viver e sonhar.


O seu percurso artístico foi realizado através de constantes descobertas pictóricas, passando por uma vertente "naturalista", pelo Expressionismo, Surrealismo chegando ao Abstraccionismo Geométrico.
Toda a sua obra artística e teórica, desde o seu primeiro círculo perfeito, desenhado na parede da sala da sua casa, com apenas 4 anos de idade, às suas composições pictóricas mais recentes, foram pautadas pela Emoção da Geometria.
A obra de Nadir é esboçada numa estrutura de referência urbana onde os edifícios estão representados de forma rítmica, sugerindo o cruzamento de espaços e superando o tradicional geometrismo estático.

Na sua obra sente-se o pulsar de uma arquitectura que vibra, a cada traço preciso, numa "composição matemática" que dispõe formas trapezóidais e parabolóides numa evocação de cidades.

 


Nadir Afonso é um construtor de padrões de forma e cor, revelando nas suas telas um ímpar prodígio da técnica que reforça com a sua interpretação estética do acto criativo.


A sua obra revela uma Arte que, ultrapassando a figuração, permaneceu fiel aos princípios da harmonia universal, onde a forma e a cor se confundem segundo as leis da geometria.








http://cadernosdematematica.blogspot.com/

Sem comentários: