segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Congresso Luso-Brasileiro da História das Ciências

Congresso Luso-Brasileiro da História das Ciências
26 a 29 de  de Outubro de 2011
Universidade de Coimbra 

 

O Congresso Luso-Brasileiro da História das Ciências terá lugar em Coimbra de 26 a 29 de Outubro de 2011.

Este congresso assinala os 100 anos da criação da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, que resultou da fusão das Faculdades de Filosofia e Matemática, criadas pela Reforma Pombalina.


Este encontro visa promover a História da Ciência na UC desde a  edificação do colégio jesuíta em 1547, no tempo de D. João III, até 1933, quando começa o Estado Novo.
 
 O ensino das matemáticas e das ciências físicas e naturais conheceu um forte impulso com a Reforma Pombalina, que rompeu com a neoescolástica e estabeleceu o ensino experimental.

Desde essa altura que o ensino dessas ciências passou a ter uma relação estreita com o ensino das ciências da saúde, desde há muito ministrado na Faculdade de Medicina. Foram criadas as Faculdades de Filosofia e de Matemática e modernizou-se a Faculdade de Medicina. Em meados do século XIX, o ensino das ciências experimentais e das ciências médicas conheceu um novo impulso influenciado pelo intercâmbio com o exterior.
 
 As Faculdades de Matemática e Filosofia deram lugar à Faculdade de Ciências em 1911, pouco depois da implantação da República.
O desenvolvimento de todas as Faculdades da UC na área das ciências ao longo dos séculos permitiu reunir um valioso património científico que tem sido objecto de interesse por vários investigadores da história das ciências.
É este património que está na origem da criação do Museu de Ciência, distinguido em 2008 com o prémio Michelletti para o melhor museu europeu de ciência e tecnologia de 2008.

Mais informações
aqui.

Sem comentários: